quarta-feira, 24 de junho de 2015

Crônica especial : Mimi Party 2015





Hai minasan , ogenki desu ka ? 

Desculpem a demora pessoal , estive muito ausente estes dias , organizando novas crônicas e pensando em abordar novos temas e curiosidades na cultura pop japonesa .   Em especial hoje 
eu vou dedicar a o Mimi Party  que aconteceu no último dia 14 de junho .Nas  próximas irei abordar sobre as lolitas e o seu lado kawaii  de contagiar a alegria e a felicidade e então vamos embarcar juntos neste especial Mimi Party  2015 e vocês estão convidados , let's go !


Era um domingo agradável de 14 de junho , um dia que adultos , jovens e crianças encantaram pela revolução Kawaii .
Akemi Matsuda , a embaixadora kawaii do Brasil , proveu o Mimi Party  cujo objetivo é levar a alegria , a felicidade e a energia positiva para os visitantes . Mesmo assim o termo Kawaii defina-se fofo em japonês , que vê animes e  séries japonesas sabe disso  . Entre os estandes que eu andei no evento mostram comidas , roupas e acessório , artes , tudo kawaii .






Uma história e um gesto de carinho 

Mas quero contar algo a vocês que aconteceu faz 2 anos , logo  cai de paraquedas  neste universo , conheci Akemi Matsuda em um evento extraordinários , aceitei  o convite dela e logo de cara soube muito sobra as lolitas e o lado kawaii . a  amizade com ela está até hoje , fico muito agradecido pelo convites e pela amizade . Antes disso era uma pessoa porém desmotivado e triste , logo  quando conheci a Akemi , ela mudou minha vida e colocou um grande sorriso e um grande gesto kawaii de ser. 

Conversei também com as pessoas que trabalharam no evento , lolitas , estandistas e entre todos tiveram contato com o mundo das lolitas entre 3 a 5 anos , entre elas veio conversando com a Toki chan  , que fez questão de mostrar um dos trabalhos dela no evento, ela é uma ótima mangaká  , ela foi simpática comigo na entrevista e aliás , ela  tem uma página oficial no facebook  divulgando os seus trabalhos https://www.facebook.com/tokinami  é só curtir  minasan :D 




Todas as entrevistadas , foram muito simpáticas foi um grande honra falar sobre seus espaços e e eu fico muito feliz para ter um tempo de sobra para falar de cada uma delas . 
O que não pode faltar é falar das comidas , deu água na boca só de falar de tantas e outras coisas a não ser que fiquei com vontade de comer Lámen  e de sobremesa daria para degustar os brigadeiros da Marina Assano  e que também tem uma página oficial no facebook que é esta aqui  facebook.com/doces.marina.assano é so curtir e ver a variedade de docinhos e quitutes (só não vale babar no teclado )

Uma coisa que não poderia faltar neste especial , sim claro  as lolitas  (kawaii )  hehehehe 
estiveram passando , variados vestidos e cores vivas , do sweet ao gótico . foi tão legal que não poderia falar as fotos que tirei com elas , sou muito tímido para demostrar um certo elogio  hehehe , pois é eu gosto de mulheres meigas , sou homem mas não devo negar kkkk 




Figuras masculinas no evento não poderia falar é claro , trajados com trajes clássicos estilo black-tie e incríveis adereços nos vestuários , mas o que vale é ficar estiloso 



Para eu fechar com chave de ouro , quem marcou a presença no evento Mônica e Magali , foi uma surpresa e logo de cara bati esta foto , mas foi a última , pois a bateria tinha acabado nos 45'min do segundo tempo  :'(    . entre os convidados , a MASP esteve no evento com a divulgação do Mônica Toy , e como poderia dizer em minhas próprias palavras :"É como revivesse a minha infância toda vendo os meus personagens de Gibis na minha frente ".





Para encerrar , eu quero agradecer ao espaço a todos , sendo assim não teria como divulgar as imagens e sendo assim os depoimentos em vídeo , vou cumprir a promessa de divulga-los no novo canal do Youtube , para uma nova oportunidade de fazer uma matéria sobre o universo lolita . 

Agradeço ao 


Nail Art 

Yumi Cílios

TokiNamida , pelo seu Fanzine e seus desenhos maravilhosos

Gavetinha 

Maria Assano , pelo brigadeiro de bolo de cenoura que é uma delícia 

E especialmente a anfitriã Akemi Matsuda pelo convite  
e sem dúvida uma futura entrevista será uma grande honra

E também a todos que estiveram e trabalharam no Mimi Party , foi maravilhoso e que venha muitos e muitos 



quarta-feira, 10 de junho de 2015

Valentine's Day x Dia dos Namorados x Consumismo

Konbanwa minasan , ogenki desu ka ? hoje esta semana é dia dos namorados
pois é é um grande motivo para saber os seu significado  e de suas diferenças  .

Qual é o motivo de tudo ? O que tem haver com São Valentim ? e o consumismo ?



Vamos começar bem lá atrás no ano 270 D.C  , São Valentim era um bispo romano que celebrava casamentos , na sua igreja .
Só que o imperador Cláudio II , PROIBIU os casamentos de serem realizados e fez um decreto que os jovens , caso não tiverem família(mulher e filhos)
iam se alistar no exército com a maior facilidade .
Porém , São Valentim desobedeceu as leis do imperador e realizou as cerimônias mesmo (em segredo). mas só que o que eo segredo não durou por muito tempo ,
Infelizmente , frei Valentim foi preso e condenado a morte .

Pelo grande gesto nobre , uma filha de um carceleiro chamada Artérias ,uma jovem cega  conseguiu visitar Valentim , e
 desde então acabaram se apaixonando de uma forma milagrosa recupera sua visão .
muito jovens mandaram flores e bilhetes que acreditam muito no amor incondicional do Bispo .

Uma carta escrita pela amada sua  assinatura :"De seu Valentim "
 De fato, todos os anos em  14 de Fevereiro é lembrado da morte daquele que uniu o amor entre duas pessoas e lutou até o fim da vida .


Em consideração é reconhecido como Valentine's Day ( バレンタインデー ) , os bilhetes e as flores são inspirados até hoje , ou alguns nem até mandam flores hehehehe



Como é dia de são valentim no Nihon ?

Tandãã ...cheguei numa parte boa vamos explicar muito bem a vocês, Let's go

Na verdade , o dia é o mesmo 14 de Fevereiro . a tradição dos japoneses é oferecer um chocolate para a pessoa que gosta , ou seja
os homens é claro hehehe . esta data foi importada dos EUA  para o Japão no ano 1936 por uma fábrica de doces .esta celebração é de forma de amor e amizade

Mas tem uma retribuição , no dia 14 Março. Nesta datá  é comemorado o White Day ,
mas este o homem deve entregar o chocolate derivado que a pessoa tem feito . é esta da não deve ser passado em branco para os esquecidinhos de plantão hehahaha

 

Consumismo , vamos falar sobre isso  a partir de agora .
No dia 12 de junho é celebrado o Dia dos namorados (No Brasil ) repaginando o tradicional
Dia de são Valentim .é escolhida esta data , pois no dia 13 junho (é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro) .
Esta idéia foi trazida por ninguém menos que um comerciante paulista na década de 1940 .
Na minha opinião , não gosto deste jeitinho brasileiro de fazer  dia dos namorados ,
virou uma espécie de chafariz do capitalismo , desculpem o provébio do Karl Marx  .

Como  diz o ditado :Dinheiro não traz felicidade



Vimos revoltas no comercial do Boticário , série de revoltas e agradecimentos,
os casais se manifestando seus gestos de amor , há grandes revoltas da parte religiosa , há aquele parte palavrinha chata chamada preconceito.
Deus uniu as pessoas de uma forma boa de cultivar a paz e o amor  entre os seres vivos , mas não é proibido amar .
Não importa o crédulo , a raça , a cor e a opção sexual . as pessoas devem ser aceitas na sociedade .
apague a  palavra preconceito no dicionário  e  coloquem  o respeito em primeiro lugar  . Escutei esta frase de  uma pessoa que é linda :" amai voz uns aos outros e ao seu semelhante ".

E para terminar ;

Vou lhe perguntar algo : cadê o respeito pelo ser humano pelo seu semelhante ? o Brasil está cada vez mais preconceituoso , infelizmente .
Não deixem que o preconceito e a intolerância  virar uma
guerra e lute sempre pelo amor , pois sim o amor sempre vencerá .



Mata ne

terça-feira, 2 de junho de 2015

A internet , o anime e a sala de aula


Olá, ao que me devo tantas perguntas , de onde você veio ? sabe ouço muitas vezes esta frase 
que sem dúvida eu penso no assunto cuidadosamente.

Parece coisa de filmes de fantasia , ficção científica ou animes , quando o personagem vai ao desconhecido .  Na realidade é meio complicado ,vivemos na era digital , computadores e celulares de última geração . Alimentamos conhecimento , mas logo tem uma consequência , de onde vem o nosso conhecimento todo para que usarmos as palavras certas , nos lugares certos ?

Fiz parte  de um ensino público , estudei numa pior escola e logo sentei na frente da professora , para entender melhor nas aulas ,  para descrever tudo isso basta ver ao menos a descrição de cada aluno : as patricinhas, os nerds , os esportistas e os valentões . Isso lembra o quê ? uma anime da sua vida social  . Mas  a vida não é um anime , coloque isso na cabeça por favor  e  para quem está lendo este  blog .

Voltando a parte de onde vem tanto conhecimento , nos livros . sim nos livros , pois sem eles não sabemos pronunciar as palavras certas , os termos coloquiais e deles navegamos aos diversos mundos , sabemos novas línguas e culturas .

Sobre novas culturas , já cheguei neste tema . eu sou um amante da cultura japonesa , eu não posso negar , gosto da inglesa , da sua literatura extraordinária . entre partes , gosto das duas .
Pretendo voltar a estudar japonês e inglês além de vistar um país e outro  conhecendo os lugares e histórias de cada um deles . Sou brasileiro , sou nerd (otaku para mim é um outro status) que geralmente o Japão chegou aos certos preconceitos , mas essa barreira já é quebrado alguns tabus no século XX .


Ao universo otaku , lembro de um dorama chamado Densha Otoko , que retrata a história real de um jovem de 27 anos que conheceu uma bela jovem no trem e a história dele foi até as páginas do site de relacionamento 4chan . vendo assim alguns altos e baixos e por aí um belo final ... ops desculpem , mas não devo contar todo o final . 

Nada na vida as vezes nem é um conto de fadas , para conquistar algo , precisa de aprendizado e sabedoria para chegar em algum lugar , conhecer pessoas novas , você precisa desconectar do virtual , respirar um ar puro , leia um bom livro e me diga que vale a pena fazer a diferença .


Eu sou Aniki , gosto de Animes escolares e Doramas como Densha Otoko 
que me deram muita emoção ao ver a história Hermes e Densha  e aos meus sinceros agradecimentos